Inicio
Dirofilariose PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 03 Março 2011 15:46


dirofilariaDIROFILARIOSE

A Dirofilariose é uma doença provocada pelo parasita Dirofilaria immitis, que pode afectar o cão e o gato. O parasita é transmitido por mosquitos. Em Portugal é frequente na região da Grande Lisboa, Algarve e Região Centro, nomeadamente nos Distritos de Aveiro e Coimbra.

Estes parasitas são vermes longos que podem atingir os 30 cm de comprimento, e encontram-se alojados no ventrículo direito e artérias pulmonares (vasos sanguíneos que transportam o sangue do ventrículo direito até aos pulmões).

No Homem a infecção é rara, e quando acontece, os sintomas são mínimos. Podem ocorrer infestações cutâneas e por vezes lesões nos pulmões.

 

 SINTOMAS

Os sintomas são devidos à presença dos parasitas adultos no coração e artérias pulmonares. As artérias pulmonares tornam-se mais espessadas, inflamadas e perdem a sua capacidade de distensão, o que provoca um aumento do “trabalho” do coração para fazer o sangue passar através desses vasos. Podem também afectar os pulmões, os rins, o fígado e as células sanguíneas.

A gravidade dos sintomas depende de uma série de factores, tais como o número de parasitas, a duração da infecção, a capacidade de resposta do sistema imunitário do animal e a intensidade do exercício físico a que o animal está sujeito.

As infestações moderadas podem não provocar sintomas.

Os sintomas mais frequentes são: tosse, perda de peso, dificuldades respiratórias, menor resistência ao exercício e outros sintomas de insuficiência cardíaca (acumulação de líquido na cavidade abdominal, perda de peso,…)

No gato, as infestações por este parasita são menos frequentes do que no cão, no entanto os sintomas, quando presentes, são geralmente mais graves.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é mais simples no cão do que no gato. É realizado através de uma análise de sangue, que é depois observado ao microscópio e através de um Kit rápido (que detecta proteínas que são libertadas pelas fêmeas adultas do parasita).

Nos animais infectados, deve-se fazer uma análise de sangue mais completa, raio X torácico e ecocardiografia.

cilco_vida_dirofilaria_immitis

TRATAMENTO

O tratamento consiste em 2 etapas distintas: primeiro faz-se a eliminação dos parasitas adultos, e numa segunda fase procede-se à eliminação das larvas circulantes. No caso de o seu animal se encontrar infectado por este parasita, o seu veterinário assistente dar-lhe-á informações mais detalhadas.

PREVENÇÃO

Antes de se iniciar o tratamento preventivo, é fundamental fazer os testes de despiste da doença.

Se os resultados destes testes forem negativos, então pode-se iniciar o tratamento preventivo, que é feito através da administração mensal de 1 comprimido ou através da aplicação mensal de um medicamento sob a forma de spot on. A administração mensal destes medicamentos deve ser seguida de forma muito rigorosa (administração do medicamento sempre no mesmo dia do mês), uma vez que qualquer esquecimento poderá originar a infecção do seu animal.

Deve-se ter em atenção de que os mosquitos estão mais activos durante os meses de calor (principalmente durante a Primavera e Verão); e ao fim da tarde. De qualquer maneira, os animais que habitem em áreas próximas de águas paradas (como por exemplo a Pateira de Fermentelos) podem ser infectados durante todo o ano, pelo que se recomenda a realização do tratamento preventivo durante os 12 meses do ano. Recomenda-se também que os animais sejam recolhidos durante as últimas horas da tarde, altura em que os mosquitos estão mais activos, e portanto o risco de infecção é maior. Mesmo que o tratamento preventivo seja correctamente cumprido, é recomendada a realização de testes de despiste de 2 em 2 anos.

pdf_buttonVeja tese sobre a patologia apresentada

Actualizado em Segunda, 07 Abril 2014 12:15
 
mini-logo GRUPO HVBV © 2010 // Todos os direitos reservados designcritec

CONTACTOS

Estrada Nacional 1, nº 355
Segadães
3750-742 Águeda

geral@hvbv.net

Telefone 234 646 811
Fax 234 648 593
Telemóvel 963 932 570 /1 /2
GPS 40.601963; -8.463732
Temos 22 visitantes 

ÚLTIMAS ENTRADAS NO FÓRUM

REGISTE-SE NO FÓRUM