http://www.hvbv.net/site/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/765594slide_hvbv.jpg http://www.hvbv.net/site/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/32388001.jpg http://www.hvbv.net/site/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/34798602.jpg http://www.hvbv.net/site/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/30798903.jpg http://www.hvbv.net/site/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/62471704.jpg http://www.hvbv.net/site/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/72288205.jpg
Inicio Informações Úteis Vida Reprodutiva da cadela
Vida Reprodutiva da cadela

A QUE IDADE APARECE O PRIMEIRO CIO?

As cadelas atingem a puberdade em média aos 7 a 8 meses de vida. Contudo, cadelas de raça pequena podem apresentar o primeiro cio mais cedo, entre os 6 e os 7 meses, enquanto que raças de grande porte podem iniciar o seu ciclo reprodutivo entre os 9 a 12 meses de idade.

QUAL O INTERVALO DE TEMPO ENTRE CIOS?

Normalmente, as cadelas possuem intervalos de 6 meses entre cios. Porém, em raças como Pastor Alemão podemos considerar normal um intervalo de 5 meses, bem como para cadelas Basenji um cio cada 12 meses.

QUAL A IDADE ÓPTIMA PARA ACASALAR?


A idade óptima para acasalar varia entre os 2 e os 6 anos. Regra geral, o primeiro acasalamento recomenda-se durante o 2º ou 3º cio, depois de o proprietário se ter assegurado de pelo menos um ciclo reprodutivo normal e completo.

Ao contrário da mulher, as cadelas não têm menopausa, apresentando ciclos reprodutivos durante toda a sua vida. Contudo, não se recomenda acasalar animais que tenham superado a idade óptima para reproduzir porque aumenta a probabilidade de problemas durante o parto, existe um maior risco de defeitos congénitos nos cachorros e há uma redução do tamanho da ninhada.

COMO DETERMINAR O MOMENTO ÓPTIMO PARA O ACASALAMENTO?


O proprietário deve registar de aparecimento de edema vulvar, descargas vaginais sanguinolentas e interesse de outros cães pela cadela.

Juntar os animais passados 5 a 6 dias para ver se a fêmea já o aceita o macho. Como os machos são mais territoriais que as fêmeas é importante que seja a fêmea a deslocar-se ao “território” do macho, para aumentar a probabilidade de êxito do acasalamento. A partir do momento em que há aceitação por parte da fêmea, deixá-los acasalar cada 2 dias, durante o período de aceitação.

QUANDO OPTAR PELA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL?

Há numerosos motivos para que o proprietário opte pela inseminação artificial, mas a principal explicação é a incapacidade de acasalamento natural entre a fêmea e o macho. Esta pode ser o resultado de uma estenose vaginal (que impede a penetração pelo macho), problemas ortopédicos ou debilidade muscular. Para além disso, também podemos optar pela inseminação artificial quando há uma diferença acentuado entre o tamanho do macho e da fêmea ou quando um dos animais recusa o outro ou impede o acasalamento (comportamentos agressivos).

QUAL A DURAÇÃO DA GESTAÇÃO?


A gestação na cadela dura cerca de 63 a 65 dias a partir do primeiro acasalamento. Contudo, devido às variações do momento de ovulação, os acasalamentos múltiplos e duração variada do estro (cio) dificultam a identificação do dia de fecundação e portanto da data exacta do parto. Assim sendo, é mais correcto considerar um período de gestação de 56 a 70 dias a partir da primeira monta.

QUAL O TAMANHO DA NINHADA?

Geralmente, quanto maior a cadela. maior o número de cachorros por ninhada. Uma cadela de raça pequena pode ter de 1 a 4 cachorros, enquanto que as raças maiores podem ter 10 ou inclusive 12.

COMO SE REALIZA O DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO?

A confirmação da gestação de uma cadela pode ser feita a partir dos 16 a 20 dias de gestação através de uma avaliação ecografica.

QUAL O INTERVALO IDEAL ENTRE GESTAÇÕES?

Regra geral, não é recomendável que se acasale uma fêmea em dois cios seguidos. Como o processo de gestação e lactação é muito desgastante para a cadela, é recomendável que entre uma gestação e outra ela tenha pelo menos um cio de “descanso”.

 
mini-logo GRUPO HVBV © 2010 // Todos os direitos reservados designcritec

CONTACTOS

Estrada Nacional 1, nº 355
Segadães
3750-742 Águeda

geral@hvbv.net

Telefone 234 646 811
Fax 234 648 593
Telemóvel 963 932 570 /1 /2
GPS 40.601963; -8.463732
Temos 20 visitantes 

ÚLTIMAS ENTRADAS NO FÓRUM

REGISTE-SE NO FÓRUM